O WinGate VPN foi projetado para ser usado facilmente. Com uma instalação passo a passo, e processos de configuração simples, os Administradores podem ter sua própria VPN instalada e sendo executada em questão de minutos quando comparada com outras VPNs. Instalado individualmente, ou com um servidor WinGate Proxy, o WinGate VPN é flexível o bastante para satisfazer suas necessidades de integração de rede.
Tela de Monitoramento em Tempo Real
O WinGate VPN lhe possibilita estar a par de todas as atividades da VPN. Com uma interface que lhe permite simplesmente “apontar e clicar” (point and click), os Administradores podem monitorar e controlar todas os nós da rede que se conectaram à VPN, examinar a situação dos “túneis” e testar a conectividade entre as estações de trabalho em cada ponta da VPN. A possibilidade de visualizar as rotas ativas e também os relatórios de erros, faz com que o diagnóstico e a solução de problemas de conectividade e “tunelamento” sejam em muito facilitados.
Padrão de Mercado (Certificado X509)
O WinGate VPN utiliza o certificado X509 para identificar o servidor VPN quando do processo de conexão. Esse tipo de certificado é o formato mais aceito na certificação de chaves públicas. A autenticação no Certificado X509 pode ser feita utilizando técnicas de chaves secretas ou chaves públicas; sendo que esta última é baseada em certificados de chaves públicas. O padrão X509 é utilizado em vários protocolos, incluindo PEM, PKCS, S-HTTP, e SSL.
“Túneis” Totalmente Codificados
Antes de enviar dados pela Internet, a VPN codifica esses dados e depois, decodifica na recepção. O WinGate VPN fornece uma camada adicional de segurança, codificando não só os dados que estão sendo enviados, mas também os endereços que estão enviando e recebendo a informação. Isto é obtido utilizando o protocolo PPTP (Point-to-Point Tunneling Protocol) e o algoritmo criptografado 'Twofish'.
Um Firewall pode utilizar três enfoques ou serviços básicos para proteger a sua rede. O WinGate VPN fornece uma implementação sólida dos três tipos de tecnologia de firewall – filtro de pacotes, NAT e Proxy. Isso permite que você tenha mais poder e flexibilidade na configuração de sua conexão Internet e da segurança da rede. Pacotes TCP/UDP são filtrados antes de chegarem a sua rede. É possível também conectar várias sub-redes.
Dependendo do tipo da licença que está sendo utilizada, os administradores podem configurar o servidor do WinGate VPN para hospedar mais de uma VPN ao mesmo tempo. Isso permite que as VPNs individuais entre unidades remotas de uma empresa possam comunicar-se independentemente, garantindo que os dados confidenciais enviados nas conexões com usuários remotos sejam entregues para os destinatários corretos.
A configuração do servidor WinGate VPN pode ser feita para permitir a participação na VPN, a não participação, ou permitir que estações de trabalho da rede local onde se encontra o servidor WinGate VPN participem. Isso permite que os administradores tenham flexibilidade, mantendo o controle sobre quais recursos os “nós” da VPN podem acessar.
Com o suporte para RIP versão 2, o WinGate VPN fornece a lista das rotas em uso em cada ponto da VPN, para que o administrador possa isolar o tráfego e definições de roteamento com o mínio de trabalho. O WinGate VPN foi também projetado para ser usado de maneira transparente com Firewalls NAT, freqüentemente encontrados nos roteadores DSL e de banda larga.
Suporte Total a Conexão Internet
O WinGate VPN trabalha com quase todos os tipos de conexão a Internet. Conexões via modem, cabo, ISDN, DSL (ADSL, XDSL), satélite, T1 e T3, podem ser implementadas para que, independente do tipo de sua conexão, você possa aproveitar todos os benefícios oferecidos pelo WinGate VPN.
Suporte Adicional para Redes Locais
O WinGate VPN facilita a navegação implementando uma única rede local através da VPN, sem que seja necessário que instalar e configurar plataformas caras de servidores MS ou WINS. Estão incorporados “UDP Relay Broadcasting” e “Netbios”, fazendo com que todas as redes conectadas através de sua VPN pareçam estar no mesmo segmento físico de rede, facilitando a navegação dentro dos subdiretórios de cada máquina e o mapeamento de drives na rede.