As ferramentas de gerenciamento de acesso do WinGate VPN ajudam a tornar a implementação e a manutenção da VPN mais fácil para os administradores de rede. Configuração fácil, rotas personalizáveis, monitoramento da atividade e do tráfego em tempo real, integração com base de dados de usuários do NT, e a habilidade de importar e exportar arquivos de configuração VPN estabelecem o WinGate VPN como a solução ideal.
Uma interface intuitiva torna simples o trabalho de estabelecer servidores WinGate VPN e conectá-los a outros WinGates VPNs. Pelo fato do WinGate VPN poder ser instalado em configurações de rede já existentes, a familiaridade e a integridade atual da rede podem ser mantidas, tornando o serviço de implementar uma VPN muito mais simples.
O WinGate VPN permite aos administradores de rede personalizar quais rotas locais serão disponibilizadas para a VPN. Integrada com outras características de segurança, as rotas personalizadas possibilitam um controle completo sobre os dados disponíveis na rede privada.
Monitores de atividade e de tráfego em tempo real fornecem informações "num piscar de olhos" sobre todos os dados da VPN. O monitor de atividade em tempo real disponibiliza todas as conexões feitas ao servidor VPN. Para auxiliar nos estudos da utilização de banda, o gráfico do monitor de tráfego irá gerar um relatório para cada interface no servidor (Placas de Rede, adaptadores dial-up, etc..)
O WinGate VPN integra-se com facilidade as contas de usuário do Windows NT e 2000, eliminando qualquer duplicação. Sem a necessidade de recriar contas de usuários, o administrador terá um tempo maior para cuidar de assuntos mais importantes.
A habilidade de importar e exportar arquivos de configuração do WinGate VPN tornam o trabalho de estabelecer novas VPNs , mais simples. Uma vez que a VPN inicial tenha sido estabelecida, os dados de configuração podem ser colocados em uma nova VPN, e depois, ajustada como necessário.