Area exclusiva para Revendas


 
Base de conhecimento

Base de conhecimento


Base de conhecimento


Servidores de Aplicação trabalhando na mesma máquina que o WinGate

Servidores de Aplicação trabalhando na mesma máquina que o WinGate

 

Servidores de Aplicação (como IIS, Servidor Ftp, etc) trabalhando na mesma máquina que o WinGate podem causar diversos problemas se não estiverem configurados corretamente. A maioria dos problemas irá ocorrer se o servidor de aplicação causar conflitos de portas com os serviços Proxy no WinGate, tentando usar a mesma porta no mesmo momento.

A seguir estão itens a se verificar para resolver problemas comuns.

 

Conflitos de Porta – Quando uma porta de serviço Proxy está em conflito com um Servidor de Aplicação (como o WinGate e o servidor de aplicação, ambos instalados na mesma máquina e trabalhando na mesma porta) o serviço Proxy apropriado aparecerá no GateKeeper como sendo parado. Para corrigir, escolha entre:

 

Configurar ambos para usar a mesma Porta mas em interfaces  de Rede separadas:

(requer que o servidor WinGate tenha duas interfaces de Rede).

 

Os conflitos nas portas entre dois aplicativos somente ocorrem quando eles estão "escutando" na mesma porta na MESMA interface.

O servidor, geralmente, possui duas interfaces de Rede, uma com endereço interno (privativo) e outra com um endereço público (externo).

Nesse caso, o programa do servidor de aplicação pode ser configurado para usar sua porta na interface externa, como ele somente aceitará solicitações vindas da Internet e só irá requerer o uso de endereço IP externo.

O contrário também é verdadeiro, para o serviço Proxy do WinGate, já que ele somente aceitará solicitações de clientes internos à Internet através de sua interface privativa. Uma vez que a ligação (binding) correta é feita (interface externa para o programa de Servidor de Aplicação, e interface interna para o serviço Proxy do WinGate em questão), não deve haver problemas relacionados a conflitos de porta.

 

Mude a porta para o serviço Proxy poder trabalhar.

Como exemplo, isto é um problema com serviço Proxy WWW e um servidor web, ambos trabalhando na mesma máquina usando a porta 80. Se você mudar a porta do serviço Proxy WWW no WinGate para a porta 8088, este conflito será resolvido.

A desvantagem disto é que os clientes usando o método de conexão Proxy terão que conectar especificando porta 8088 nas solicitações da web para WWW. Um modo alternativo, e mais fácil de resolver isto é mudar a porta onde os Servidores de Aplicação estão configurados para receber solicitações ao invés de alterar a porta do serviço Proxy no WinGate.

Por exemplo, configure o servidor FTP para trabalhar na porta 2121 ao invés da porta 21. Você pode então, usar o serviço Proxy para receber estas solicitações da Internet em beneficio ao servidor FTP e (através do uso da configuração Server requests) direcioná-los diretamente ao servidor relacionado sem ser necessário alterar a configuração do serviço Proxy FTP.

Por exemplo, configurar um servidor FTP trabalhando na mesma máquina que o WinGate:

  1. Abra o GateKeeper.
  2. Abra o FTP Proxy service na aba Services
  3. Selecione Bindings.
  4. Clique no botão Add e selecione o IP da placa de rede Interna e clique em Ok
  5. Clique novamente no botão Add e selecione o IP da placa de rede Externa e clique em Ok.
  6. Clique em aplicar. Os dois endereços devem apareer na janela superior.
  7. Selecione a opção Server Requests.
  8. Habilite a opção Pipe requests through to predetermined server. Aqui você deve inserir o endereço IP do computador onde o servidor FTP está trabalhando atrás do WinGate, para onde todas as solicitações FTP da Internet serão direcionadas.
  9. Insira a porta 2121 (ou a nova porta onde o servidor FTP está configurado para trabalhar).
  10. Selecione OK enquanto você sai do serviço Proxy FTP.
  11. Salve as mudanças no GateKeeper.




Avalie o resultado


Este artigo lhe ajudou a solucionar sua dúvida? Por favor coloque sua nota para o mesmo. Caso não tenha lhe ajudado ou tenha faltado algo, por favor faça seus comentários abaixo. Obrigado!


Selecione o seu voto abaixo:

1      2      3      4      5     

Digite seus comentários abaixo:


Se você quer retorno sobre os seus comentários
preencha os campos abaixo:

Nome:  
E-mail:  

Código de segurança


 

Webmail
|
POLÍTICA DE SATISFAÇÃO
|
PRIVACIDADE
|
COMO PAGAR
|
QUEM SOMOS
C-o-m-o-d-o
Desenvolvimento: Expertu Comércio Virtual e Marketing