Area exclusiva para Revendas


 
Base de conhecimento

Base de conhecimento


Base de conhecimento


Guia de Configuração do Servidor de E-mail WinGate

A seguir, estão as instruções básicas para configurar o servidor de e-mail no WinGate. Para hospedar um servidor de e-mail em sua empresa ou organização, você deve ter os registros MX de seu domínio no servidor DNS apontando para o seu endereço IP externo.

Isso permite que outros servidores de e-mail apontem para seu Servidor WinGate, fazendo com que as mensagens sejam entregues no seu domínio. Os passos a seguir são necessários para configurar o Servidor. Para informações mais detalhadas, favor consultar os arquivos de ajuda (Help), localizados no GateKeeper

  • Adicionar um Domínio
  • Criar Usuários
  • Criar Contas de E-mail
  • Configurar Opções de Segurança
  • Configurar Proteção Antivírus
  • Configurar Métodos de Entrega

 

Adicionar um Domínio:

    1. Faça o login no GateKeeper
    2. Clique na aba System
    3. Dê dois cliques em Email
    4. Abaixo da aba Domains, selecione Add
    5. Insira o nome do domínio (domain name) (por exemplo: companhia.com)
    6. Clique OK mantendo as outras configurações

 

 

 

Criar Usuários:

Nota: Quando criar usuários no servidor de e-mail, é necessário que você os crie primeiro na Base de Dados dos Usuários do WinGate (WinGate User Database)

 

Adicionar um Usuário:

Na instalação, há dois usuários padrão: Administrador (Administrator) e Convidado (Guest). Para organizações que queiram utilizar todas as características do WinGate, é necessário que se faça uma configuração para cada conta individual, ou seja, deve se criar uma conta para cada usuário do WinGate.

Nota: Essas configurações NÃO são necessárias se a base de dados de usuários NT/2000 foi importada para a base de dados do WinGate, ou se já existe uma outra base de dados.

  1. Faça o login no GateKeeper
  2. Clique na aba Usuários (Users)
  3. Clique no sinal +, próximo ao ícone Users
  4. Clique com o botão direito no ícone Administrador (Administrator) e selecione Novo Usuário (New User)
  5. Insira um nome de login no campo Username
  6. Insira o nome real do usuário no campo Real name (opcional)
  7. Insira e confirme a senha do usuário nos campos Password e Confirm, ou deixe esses campos em branco e clique no botão “User must change password at next logon”.
  8. Insira a descrição no campo Description (opcional)
  9. Clique na aba Groups
  10.  Dê dois cliques nos nomes dos grupos que o usuário pertence, para que  apareçam na janela Is a member of
  11.  Dê dois cliques nos nomes dos grupos que o usuário não pertence, para que apareçam na janela Is not a member of
  12.  Clique OK
  13.  Clique no botão Save na barra de ferramentas do GateKeeper

Criar Contas de E-mail

No WinGate 6, as caixas de e-mails são criadas automaticamente. Para a versão 5, as caixas de e-mail devem ser criadas como indicado abaixo:

1.      Faça o login no GateKeeper

2.      Clique na aba System

3.      Dê dois cliques em E-mail

4.      Clique na aba Addresses

5.      Insira um endereço de e-mail no campo address

6.      Selecione seu domínio (domain) a partir do menu “drop down” do domínio

7.      Selecione a qual usuário do WinGate o endereço vai pertencer a partir do campo da caixa de correio do usuário local.

8.      Clique Add

9.      Clique OK

10.  Clique Save

11. Repita quantas vezes forem necessárias para adicionar mais usuários

 

Configurar Opções de Segurança

Agora que os domínios e usuários já estão criados, é recomendável a revisão da segurança do servidor de e-mail, para prevenir ataques e spams.

  1. Faça o login no GateKeeper
  2. Clique na aba Sistemas (Systems)
  3. Dê dois cliques em E-mail
  4. Clique na aba Recebendo (Receiving)
  5. Selecione Use Open Relay Detection

As configurações padrão vão impedir que outros usuários acessem seu Servidor de E-mail. A aba Recebendo (Receiving) permite também  a configuração de restrições baseadas no tamanho das mensagens recebidas.

 

 

Configurar Proteção Antivírus

  1. Faça o login no GateKeeper
  2. Clique na aba Sistemas (Systems)
  3. Dê dois cliques em E-mail
  4. Clique na aba Scanning em E-mail

Com os dados dos plug-ins de varredura (scanning) instalados (por exemplo: Kaspersky AntiVirus Plug-in para WinGate), essa aba permite que o administrador determine a quem notificar quando as mensagens que foram examinadas pelo plug-in contêm vírus. Para informações sobre o Kaspersky Antivírus Plug-in, vá para: Kaspersky Antivírus Website (http://www.wingate.com.br/antivirus/kav.htm)  

Você também pode inserir o endereço do postmaster nessa janela, no campo apropriado. O postmaster é o administrador do serviço de correio eletrônico do Servidor WinGate para quem serão enviadas as mensagens com erro. Normalmente, o administrador do sistema vai colocar o endereço de e-mail dele no campo Administrator Email Address.

Nota: Se o plug-in do Kaspersky Antivírus estiver instalado, as configurações adicionais do Antivírus podem ser feitas selecionando o ícone Antivírus na barra de ferramentas do GateKeeper.

 

Configurar Métodos de Entrega

  1. Faça o login no GateKeeper
  2. Clique na aba Sistemas (Systems)
  3. Dê dois cliques em E-mail
  4. Clique na aba Entrega (Delivery)
  5. Selecione Ativar a Entrega de E-mail (Enable Delivery of Mail)
  6.  Selecione o método de entrega no campo Como entregar (How to deliver)

 

 

O servidor de e-mail do WinGate é capaz de enviar e-mails usando diferentes métodos:

    • Entrega Direta (Deliver directly) – serão feitas conexões para os domínios individuais para entregar seus e-mails (essa é uma configuração ideal para LAN – escolha essa opção se você está operando no modo servidor ou se você tem uma conexão direta à Internet)
    • Usar gateway (Use gateway) – use um outro servidor fora de sua rede interna colocando, por exemplo, o endereço IP ou nome de domínio (normalmente, será o de seu Provedor de Acesso a Internet). Defina esse gateway no campo Servidor (Server) (por exemplo, mail.isp.com)
    • Usar gateway para e-mail não entregues (Use gateway for undeliverable mail) – o servidor tenta entregar o e-mail na primeira tentativa, mas se isso não for possível, ele tentará novamente, utilizando o gateway definido no campo Servidor (Server) (por exemplo, mail.isp.com)
    • Se você está utilizando um servidor interno de e-mail que hospeda os e-mails de sua Rede Local (interna), por favor, selecione Another Server on My Network is Handling Local Mail, e insira o endereço IP e porta que o servidor está utilizando.

As opções a seguir têm por base as preferências de seus usuários

  • Tentativa Imediata de Entrega (Attempt Immediate Delivery) de e-mail é uma alternativa para processar e-mail de acordo com a informação dada no campo 'Process mail every ___ seconds’.
  • Permitir que a entrega de e-mail ative o discador (Allow Delivery to Trigger Dialer) permite que o WinGate ative (disque) uma conexão dialup quando enviar uma mensagem.
  • Manter cópias dos E-mails Enviados (Keep Copies of Sent Mail) salva os arquivos das mensagens no Servidor de E-mail WinGate

 

  • Processar E-mail a cada___ segundos (Process Mail every _____ seconds) permite que o administrador determine a freqüência com que o Servidor vai processar os e-mails. O padrão é o WinGate processar e-mails a cada 15 segundos.
  • Tentar entregar para... (Try to Deliver for...) permite a configuração da quantidade e da freqüência de reenvio de mensagens se elas falharem na primeira tentativa de entrega.




Avalie o resultado


Este artigo lhe ajudou a solucionar sua dúvida? Por favor coloque sua nota para o mesmo. Caso não tenha lhe ajudado ou tenha faltado algo, por favor faça seus comentários abaixo. Obrigado!


Selecione o seu voto abaixo:

1      2      3      4      5     

Digite seus comentários abaixo:


Se você quer retorno sobre os seus comentários
preencha os campos abaixo:

Nome:  
E-mail:  

Código de segurança


 

Webmail
|
POLÍTICA DE SATISFAÇÃO
|
PRIVACIDADE
|
COMO PAGAR
|
QUEM SOMOS
C-o-m-o-d-o
Desenvolvimento: Expertu Comércio Virtual e Marketing