Area exclusiva para Revendas


 
Base de conhecimento

Base de conhecimento


Base de conhecimento


Arquivos de Semaforo (Semaphore Files)

O MDaemon responde a diversos arquivos de semaforo (semaphore) que podem ser utilizados para inumeros propositos. Periodicamente o MDaemon irá examinar o subdiretorio APP em busca destes arquivos. Se um for localizado, o comportamento associado ao mesmo será iniciado e o arquivo de semaforo será removido (a unica exceção são os locksems.sem). Isto oferece um mecanismo simples que permitirá aos administradores e/ou desenvolvedores manipular o MDaemon sem ter que acessar a interface.

A lista abaixo contém todos os arquivos de semaforo e suas funcionalidades:

ADDUSER.SEM

Este semaforo cria novas contas. Ele é utilizado para forçar o MDaemon a acrescentar novos registros ao final do arquivo USERLIST.DAT sem consumir muito tempo para reconstruir a base de dados dos usuarios. Cada linha neste arquivo deve ser um registro completo de uma conta, na forma especificada nas Funções do Gerenciamento de Contas do MDaemon API (veja MD-API.html na subpasta MDaemon\docs\API\). Multiplas contas podem ser especificadas - um registro de conta por linha. O MDaemon irá processar o arquivo, uma linha por vez, e adicionar cada nova conta. Você pode criar um arquivo ADDUSER.LCK para travar o arquivo enquanto você atualiza o mesmo. Assim o MDaemon não irá verificar o ADDUSER.SEM até que o ADDUSER.LCK for excluido. Para verificar um exemplo de arquivo ADDUSER.SEM abra o arquivo ADDUSER.SMP que está no diretorio APP.

ALIAS.SEM

Recarrega a base de dados que contém os apelidos de endereços no disco.

APPLYNOW.SEM

Causa o mesmo efeito que ocorre ao clicar no botão APLICAR AGORA na tela de Configuração de Dominio Primario. Isto é necessario quando alterações são realizadas em portas, nome do dominio/IP ou outras configurações sem utilizar a interface do MDaemon.

CATLIST.SEM

Recarrega os nomes de Catalogo dinamicamente.

CFILTER.SEM

Recarrega as regras do filtro de conteudo e do filtro contra spam.

DELUSER.SEM

Você pode utilizar este arquivo de semaforo para excluir uma ou mais contas de usuarios. Crie um arquivo de texto que contenha os endereços de cada conta que você deseja excluir (um endereço por linha), nomei o arquivo como 'DELUSER.SEM' e insira o mesmo dentro do diretorio APP do MDaemon. O MDaemon irá excluir as contas e depois excluir o arquivo DELUSER.SEM.

DISPLAY.SEM

Se o DISPLAY.SEM for localizado, todo o conteudo do arquivo é colocado, linha por linha, dentro do log de sistema do MDaemon.

DLUNLESS.SEM

Recarrega a base de dados Exceções de Exclusão (Delete Exception).

DVUNLESS.SEM

Recarrega a base de dados Exceções de Entrega (Delivery Exception).

EDITUSER.SEM

Este semaforo é utilizado para atualizar registros especificos dentro do arquivo USERLIST.DAT sem consumir um tempo elevado para reconstruir a base de dados. Para atualizar um registro especifico dentro do USERLIST.DAT, você deve criar primeiro um registro completo para substituir o atual, no formato especificado nas Funções de Gerenciamento de conta do MDaemon API (veja MD-API.html na subpasta MDaemon\docs\API\). O novo registro irá refletir as alterações necessárias que devem ser atualizadas dentro do USERLIST.DAT. Como o MDaemon sabe qual registro deve atualizar dentro do USERLIST.DAT? Isto é feito, ao preceder o novo registro com o endereço de e-mail do registro original, seguido de uma virgula. O arquivo EDITUSER.SEM pode conter diversos registros para atualização - um por linha. Você pode criar um arquivo EDITUSER.LCK para travar o arquivo enquanto você atualiza o mesmo. Assim o MDaemon não irá verificar o EDITUSER.SEM até que o EDITUSER.LCK for excluido. Para verificar um exemplo de arquivo EDITUSER.SEM abra o arquivo EDITUSER.SMP que está no diretorio APP.

EXCPTION.SEM

Força o MDaemon a recarregar o arquivo EXCPTION.DAT.

EXITNOW.SEM

O MDaemon será finalizado e removido da memoria.

FWUNLESS.SEM

Recarrega a base de dados de Exceções de Encaminhamento (Forward Exception).

GRPLIST.SEM

Recarrega os nomes da Lista de Distribuição dinamicamente.

HANGUPG.SEM

Força uma desconexão "amigavel" de uma sessão RAS conectada. O MDaemon irá esperar que as sessões de correio abertas sejam finalizadas para depois desconectar a sessão RAS.

HANGUPR.SEM

Força uma desconexão "não amigavel" de uma sessão RAS conectada. O MDaemon irá desconectar as sessões imediatamente, sem se preocupar com sessões em andamento.

IPSCREEN.SEM

Recarrega o arquivo IPSCREEN.DAT.

LOCKSEMS.SEM

Evita que o MDaemon processe os arquivos SEM que estão presentes no diretorio MDaemon\app. Este arquivo deve ser removido manualmente. Ele pode auxiliar se você ou um programa está manipulando um arquivo SEM que está presente no diretorio. Assim que removido, o processamento dos arquivos de semaforo irá correr.

LOGSETTINGS.SEM

Força um recarregamento das configurações de log alteradas.

MSGID.SEM

Recarrega a lista de Valores Duplicados.

MXCACHE.SEM

Este arquivo força o MDaemon a recarregar os arquivos mxcache.dat. Como a edição do MXCache só pode ser feita manualmente, esta é uma maneira de efetivar as alterações no MDaemon sem reiniciar o serviço.

ONLINE.SEM

O MDaemon irá criar este arquivo de semaforo assim que efetuar uma conexão bem sucedida ao ISP (provedor) utilizando o RAS. O MDaemon irá remover o arquivo de semaforo assim que a conexão for finalizada. Isto é util para quando você desejar saber quando o MDaemon está utilizando o subsistema de RAS.

POSTDIAL.SEM

O MDaemon irá criar este arquivo imediatamente após uma conexão realizada por ele cair.

PREDIAL.SEM

O MDaemon irá criar este arquivo antes de tentar utilizar o RAS/DUN. Isto irá permitir que outro programa detecte quando a porta dialup terá que ser liberada para uso do MDaemon.

PRIORITY.SEM

Recarrega o arquivo PRIORITY.DAT.

PROCBAD.SEM

O MDaemon irá processar imediatamente todas as mensagens na fila de Mensagens com Erro.

PROCLOC.SEM

O MDaemon irá processar imediatamente todas as mensagens locais.

PROCNOW.SEM

O MDaemon irá processar imediatamente todas as mensagens.

PROCREM.SEM

O MDaemon irá processar imediatamente todas as mensagens remotas.

PROCRETR.SEM

O MDaemon irá processar imediatamente todas as mensagens na fila de espera.

PRUNE.SEM

Executa imediatamente a limpeza de lista e contas.

QUEUERUN.SEM

Antes de uma sessão de correio ser iniciada, o MDaemon irá criar este arquivo de semaforo. Dentro do arquivo estará hora e data do processamento de correio mais recente.

RELAY.SEM

Recarrega as configurações de entrega do MDaemon.

RELOADCACHE.SEM

Recarrega as configurações de cache do MDaemon.

RESETBAYES.SEM

Força o filtro de conteudo a recarregar os arquivos de configuração do Filtro contra Spam.

RESTART.SEM

Para e reinicia o MDaemon.

REVERSEEXCEPT.SEM

Recarrega o arquivo de Pesquisa Reversa.

SCHEDULE.SEM

Recarrega o arquivo SCHEDULE.DAT.

TARPIT.SEM

Recarrega a lista de endereços IP do tarpitting.

TRANSLAT.SEM

Recarrega tradução da tabela de cabeçalhos.

TRAY.SEM

Reinicia o icone da bandeija do MDaemon e torna a interface acessivel. Isto é util se você executa o MDaemon como serviço e a interface não está presente.

UPDATEAV.SEM

Força a atualização das assinaturas do Antivirus.

USERLIST.SEM

Recarrega o arquivo USERLIST.DAT e reconstroi a lista de distribuição EVERYONE.GRP. Utilize este arquivo quando efetuar modificações no USERLIST.DAT e desejar que o MDaemon recarregue as mesmas.

WATCHDOG.SEM

O MDaemon irá verificar e remover este arquivo de semaforo do diretorio APP em intervalos de 10-20 segundos. Este arquivo pode ser utilizado por aplicativos externos para checar se o MDaemon está sendo executado. Se o arquivo permanecer mais que 20 segundos no diretorio APP, pode ser um indicativo que o serviço do MDaemon não está funcionando.





Avalie o resultado


Este artigo lhe ajudou a solucionar sua dúvida? Por favor coloque sua nota para o mesmo. Caso não tenha lhe ajudado ou tenha faltado algo, por favor faça seus comentários abaixo. Obrigado!


Selecione o seu voto abaixo:

1      2      3      4      5     

Digite seus comentários abaixo:


Se você quer retorno sobre os seus comentários
preencha os campos abaixo:

Nome:  
E-mail:  

Código de segurança


 

Webmail
|
POLÍTICA DE SATISFAÇÃO
|
PRIVACIDADE
|
COMO PAGAR
|
QUEM SOMOS
C-o-m-o-d-o
Desenvolvimento: Expertu Comércio Virtual e Marketing