Configuração de HDs recomendada para empresas com alto fluxo de e-mails
Esta é a configuração indicada para empresas que possuem muitas contas de e-mails em seu servidor.
Como o MDaemon faz muitos acessos ao disco do servidor onde ele está instalado, é muito interessante armazenamento de informações esteja dividido em três partes distintas: 1 - Destinada ao sistema operacional e os arquivos de sistema do MDaemon. 2 - Destinada ao diretório "Users" do MDaemon, onde são armazenadas as mensagens dos usuários. 3 - Destinada aos logs que o MDaemon cria para o controle do administrador.
Imagine o processo: Uma mensagem chega ao seu servidor. Ela é armazenada em disco e, ao mesmo tempo, são gerados logs relacionados a ela que também serão armazenados nesse disco. O usuário vai ler a mensagem, portanto, fará a requisição ao MDaemon que irá buscá-la no disco. Dependendo da ação do usuário, isso ainda poderá gerar mais logs.
O processo acima, multiplicado pela quantidade de caixas postais existentes (lembrando também que uma conta não recebe apenas um e-mail por vez), fará com que o disco responda muito lentamente a qualquer processo, incluindo os mais básicos feitos pelo Sistema operacional.
Com a distribuição do MDaemon em três partes diferentes, o processo mais pesado ficará entre as partes 2 e 3. A parte 1 ficará livre para continuar respondendo aos pedidos do SO e do MDaemon.
Utilizando a lógica de divisão, apresentamos a indicação abaixo: 1 - Dois HDs em RAID1. Destinado ao Sistema operacional e aos arquivos de sistema do MDaemon. 2 - Três ou Quatro HDs em, respectivamente, RAID5 ou RAID10. Destinado ao diretório "Users". A preferência é pelo RAID10 por ter melhor desempenho. 3 - Um HD apenas para os logs.
NOTA - Nunca utilizar HDs IDE ou SATA, sempre SCSI Ultra 320, SAS ou tecnologias superiores. É muito importante que sejam HDs diferentes e não partições diferentes no mesmo HD.
|