Configurando uma base de dados para o ProxyInspector Enterprise para ISA Server
Antes de mais nada, será necessário um banco de dados SQL. Caso não esteja disponível, poderá utilizar o Interbase/Firebird.
Criando uma base de dados utilizando o Interbase/Firebird
ATENÇÃO – O pacote padrão do Firebird não possui a ferramenta IBConsole. Para consegui-la, utilize um dos links abaixo:
http://codecentral.borland.com/codecentral/ccweb.exe/download?id=15081 http://www.advsoft.info/dist/ibconsole_339.zip
Para criar uma base de dados em um computador com o Interbase/Firebird instalado, inicie o “IBconsole utility” (ele se encontra no grupo do Interbase) e faça o login no servidor (Server | Login). O login e senha padrão do Interbase é:
Usuário: SYSDBA Password: masterkey
“Nós recomendamos a alteração dessas informações para aumentar o nível de segurança.”
Após entrar, inicie o “Interactive SQL utility” em “Tools > Interactive SQL...”.
Na primeira vez em que o “IBConsole” é utilizado depois da instalação, é necessário registrar o servidor para que você consiga visualizá-lo. Selecione “Server > Register”, nessa janela, selecione “Local Server” e clique em “Ok”. Faça um novo login no servidor para que as alterações tenham efeito.
Quando a instalação do ProxyInspector estiver concluída, você encontrará o script para criar uma base de dados. O caminho da pasta é “..\dbscriptas\ib-firebird\”. Abra esse script no SQL utilizando o comando “Query > Load script”. Modifique a linha “enter database filename here” com o caminho completo do arquivo (incluindo nome e extensão). Se necessário, você pode alterar o nome de usuário e senha. Após as alterações, clique em “Query > Execute”. Uma nova base de dados será criada.
Agora, adicione o caminho da nova base de dados no ProxyInspector. Inicie o ProxyInspector e selecione “Database > Interbase server”.
Quando se utiliza o protocolo TCP/IP, o caminho até a base de dados consiste no nome ou endereço IP do servidor e o caminho completo da pasta (o mesmo utilizado no script durante a configuração da base de dados). Ex:
db-server:c:\db-data\interbase\pi_ent.gdb ou 127.0.0.1:d:\data\pi_ent.gdb
Se necessário, altere o nome do usuário e senha para o acesso ao servidor Interbase. Nesse caso, é melhor desabilitar a opção “Switch off índices when import log files” selecionada no início da importação grandes arquivos de dados.
Após a configuração, selecione “Interbase server” em “Database”, clique em “Ok” e reinicie o ProxyInspector. Para se conectar a base de dados, selecione “Database > Connect”.
Criando uma base de dados utilizando o Microsoft SQL Server
Para criar uma base de dados para o ProxyInspector em um servidor Microsoft SQL, inicie o “Query Analyzer” e conecte-se ao servidor. Clique no botão que possui uma pasta como imagem (Load SQL Script) e selecione o script para SQL no diretório do ProxyInspector (..\dbscripts\mssql). Por padrão, o banco criado recebe o nome de PI_ISA. Caso queira um nome diferente, devem ser alteradas todas as entradas que possuam PI_ISA para o novo nome. Após abrir o script e fazer todas as alterações necessárias, selecione “Query > Execute” para criar a base de dados. O usuário “pi” será adicionado ao seu BD.
Após criar base de dados, será necessário configurar os parâmetros no ProxyInspector. Inicie o ProxyInspector, selecione: “Program settings > Database > ADO access” e clique no botão “Build”. Selecione “Microsoft OLE DB provider for SQL Server” e clique em “Next”. Agora configure as opções 1 e 2 de acordo com o seu servidor, na opção 3 selecione “PI_ISA” e clique em “Ok”.
Após realizar a configuração, vá em “Database > Connect” para conectar-se ao banco de dados.
|