Considerações para a utilização do WinGate com jogos on-line.
Quando planejar utilizar jogos on-line através do WinGate é necessário entender alguns pontos para que tudo funcione corretamente.
Devido ao fato do WinGate ser um servidor proxy, ele apresentará apenas um endereço IP à internet. Esse pode ser um problema quando mais de um usuário tentar acessar o mesmo jogo hospedado no mesmo servidor.
Isso ocorre pelo fato dos servidores de jogos on-line, em sua maioria, permitirem apenas uma conexão ou sessão por IP de internet (no Brasil, normalmente iniciado por 200.x.x.x). Como todos os clientes estão atrás do WinGate, todos apresentarão o mesmo IP de internet.
Esse é um problema que afeta todos os servidores proxies e firewalls. Existem algumas padronizações criadas para jogos que permitem múltiplas conexões através do mesmo endereço IP. Um exemplo disso é o “Direct Play”.
O WinGate foi desenvolvido para suportar o Direct Play. Portanto, desde que o servidor do jogo suporte essa opção, será possível que vários clientes possam jogar ao mesmo tempo no mesmo servidor através do WinGate.
Existem outros pontos a serem analisados para que os jogos possam rodar normalmente através do WinGate:
- Tenha certeza de que seu jogo possui as últimas atualizações e patches originados do site oficial. Em alguns casos eles corrigem endereços de rede e problemas relacionados ao jogo.
- Certifique-se de que as portas utilizadas pelos jogos estejam configuradas corretamente no firewall do WinGate. Em alguns casos, a configuração padrão (medium) não abre portas mais específicas de alguns jogos.
- Leia atentamente a documentação destinada a configuração de rede do jogo em questão e verifique se existe alguma configuração especial a ser realizada no caso de estar utilizando um servidor proxy ou firewall.
|