Configuração das máquinas clientes.
Esse tópico o ajudará na configuração das máquinas clientes em sua rede. Configure os clientes após ter instalado com sucesso o Servidor WinGate.
Antes de iniciar a configuração dos clientes, no campo "DNS", localizado no servidor WinGate (aba system > DNS/WINS Resolver), adicione os endereços de DNS do seu provedor de acesso à internet.
Existem três formas de um cliente se comunicar com o Servidor WinGate:
1 - Utilizando o WinGate client (WGIC)
Quando instalado na máquina cliente, faz com que ela tenha acesso à internet como se estivesse conectada diretamente, sem a necessidade de grandes configurações. Isto acontece devido ao serviço "Winsock Redirection".
Para sua instalação é necessário os requisitos mínimos: -Possuir Windows 95, 98, NT4, 2000, XP, 2003 ou posteriores. -NÃO pode ser o mesmo computador em que está instalado o Servidor WinGate. -Se estiver utilizando Windows 95, será necessário instalar o WinSock 2. -O protocolo TCP/IP deve estar instalado e funcionando corretamente.
Uma vez instalado, ele pode ser acessado pelo painel de controle (iniciar/configurações/painel de controle).
Instalação:
- Abra as configurações da placa de rede (que se comunicará com o servidor WinGate). Você as encontra em: iniciar>configurações>painel de controle>conexões de rede. Clique com o direito do mouse sobre a placa desejada e selecione propriedades. Em seguida selecione "protocolo TCP/IP" e clique em "propriedades".
- Em "Gateway padrão" e em "Servidor DNS" digite o endereço de IP do servidor WinGate.
- Rode o programa de instalação do WinGate (o mesmo executável utilizado para a instalação do servidor) ou o "WGIC.msi" (encontrado no diretório \Client no Servidor WinGate) na máquina cliente.
- Por padrão, o executável localizará o servidor WinGate e instalará essa máquina como cliente. Se isso não ocorrer, selecione manualmente.
Após a instalação, vá ao servidor e faça o seguinte:
- Abra o GateKeeper.
- Selecione a aba "Services".
- Selecione "WWW Proxy Server".
- Selecione "Sessions".
- Habilite a opção "Intercept connection made via ENS".
- Clique no botão "Add" e selecione a porta de internet (geralmente a 80).
- Clique em "Ok" e salve o GateKeeper.
2 - Utilizando NAT (Network Address Translation)
Ele traduz um endereço utilizado em sua rede interna, para um outro que será reconhecido por uma outra rede (Ex: Internet). Este serviço estará disponível apenas se o servidor WinGate tiver sido instalado com a opção "ENS" habilitada.
Prós:
-Sua configuração é muito simples, não existem muitos motivos para dar errado. É uma forma muito confiável de conexão. -É extremamente flexível, com isso, provê acesso para várias plataformas que suportam TCP/IP (Ex: Windows, Mac, Unix, Linux) e, virtualmente, qualquer aplicação de internet (browsers de internet, programas, newsgroups, FTP etc.) -Não é necessário a instalação de softwares (na máquina cliente). -Fácil integração com proxies.
Contras:
Como é implementado com um driver de baixo-nível, algumas vezes podem ocorrer problemas de incompatibilidade em alguns hardwares.
Instalação:
- Abra as configurações da placa de rede da máquina cliente (que se comunicará com o servidor WinGate). Você as encontra em: iniciar>configurações>painel de controle>conexões de rede. Clique com o direito do mouse sobre a placa desejada e selecione propriedades. Em seguida, selecione "protocolo TCP/IP" e clique em "propriedades".
- Em "Gateway padrão" e em "Servidor DNS" digite o endereço de IP do servidor WinGate.
3 - Utilizando a forma Manual ou Proxy
Consiste em configurar os softwares manualmente, indicando o endereço do proxy e a porta onde devem se conectar. A configuração deve ser feita para cada software.
Ex: Internet Explorer: HTTP 192.168.0.1 porta 80
|